Artigos e Notícias

Blog Abreu Advogados

INSS testa disponibilização de mais serviços pela internet

Experiência será testada em 14 unidades para que serviços possam ser disponibilizados no Meu INSS.

O Instituto Nacional do Seguro Social está testando a automatização de outros serviços, ou seja, a possibilidade de serem realizados sem a necessidade de o cidadão ir a uma agência do INSS para formalizar o pedido e levar documentos.

Entre os serviços que serão testados estão a mudança da agência de relacionamento, a solicitação de pagamento não recebido de benefício, a alteração da forma de recebimento do pagamento, o cadastramento da procuração em caso de represente legal, dentre outros.

Para que esses serviços, conhecidos no INSS como ‘Serviços de Manutenção de Benefícios’, possam ser realizados a distância, primeiramente é preciso que eles sejam agendáveis, isto é, precisam de agendamento prévio aqui pelo Portal do INSS (Meu INSS) ou telefone 135. O próximo passo então é testar, o que será feito em 14 unidades em diferentes cidades do país, por dois meses. Após esse período de testes, serão analisados então os serviços que podem de fato ser realizados pelo Meu INSS.

“Ao tornar agendáveis esses serviços, o cidadão vai saber quando deverá ir a uma agência e qual horário ele será atendido, evitando assim que a espera nas agências se estenda. Isso proporcionará um atendimento mais personalizado para a população. Além disso, o agendamento desses serviços é o primeiro passo para possibilitar a sua automatização”, explica o presidente do INSS, Francisco Lopes.

A automatização da concessão dos benefícios e dos serviços do INSS representa conforto, agilidade e segurança para os brasileiros e segue os avanços do Instituto para simplificar e tornar mais efetivo o reconhecimento de direitos. Além disso, torna possível o controle e o monitoramento do atendimento e mitiga indícios de irregularidades já que, nesse modelo de agendamento, todas as informações e documentos do segurado precisam estar nos sistemas do INSS para que o serviço seja prestado.

Assim que os testes com os serviços citados forem concluídos, serão então disponibilizados a toda população, na Central de Serviços Meu INSS.

Fonte: INSS