Consulta a extrato do INSS só será feita com agendamento ou pela internet
A partir desta segunda-feira (16), quem quiser consultar no INSS o extrato previdenciário, também conhecido como CNIS, para ver dados de trabalho e contribuições, terá que agendar primeiro o atendimento pelo telefone 135 ou pelo canal Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/) (site e aplicativo
para celulares). Além do extrato, outros serviços terão de ser agendados por quem prefere o atendimento direto nas agências: consulta a histórico de crédito de benefício, consulta a carta de concessão, consulta a, extrato de empréstimo consignado, consulta a extrato de Imposto de Renda, consulta a declaração de benefício – consta/nada consta. As consultas também podem ser feitas diretamente pela internet no Meu (https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/), (https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/)INSS (https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/), mas é preciso ter cadastro e senha (veja mais abaixo como fazer isso). Para utilizar a ferramenta somente para agendar o atendimento na agência, o cadastro não é necessário, segundo o instituto. O objetivo do agendamento prévio é agilizar o atendimento nas agências e reduzir o tempo de espera, segundo o INSS. Quem comparecer à agência para solicitar um dos serviços será orientado a fazer o agendamento e receberá a senha do Meu INSS para que possa acessar o serviço pela internet, se preferir, ou agendar o atendimento em uma agência. De acordo com o INSS, os bancos Bradesco, Caixa Econômica Federal e Itaú Unibanco também disponibilizam a consulta ao extrato previdenciário para seus.
Outros serviços
Desde o dia 24 de maio, outros serviços, como mudança da agência de relacionamento e mudança do meio e pagamento, também passaram a ser tendidos com agendamento prévio. Veja quais são aqui
(https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2018/05/21/servicos-inssagendamento-internet.htm).
Cadastro no Meu INSS
Para fazer o cadastro no Meu INSS, o instituto recomenda ter em mãos documento e a carteira de trabalho. Algumas perguntas são feitas para conferir a identidade do usuário, como data de recebimento do benefício ou de realização de contribuições nomes de empresas onde trabalhou e valores recebidos.”Se errar mais de uma pergunta, o segurado pode aguardar 24 horas para tentarnovamente ou ligar para o 135 e, em último caso, ir à agência do INSS. O cadastropode ser realizado inteiramente pela internet”, informa o instituto.O atendimento pelo telefone 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. A ligação é gratuita de telefone fixo ou público e tem o preço de ligação local pelo celular.
Fonte: https://economia.uol.com.br/